quinta-feira, 7 de julho de 2016

O que a Conquista da Lua tem a ver com o Computador

Setenta anos se passaram desde o início da Guerra Fria, e mais de 30 anos do seu fim. Mas muitos dos seus efeitos, no que se refere à informação, conseguem durar mais tempo.

De uma palestra de 1982

Pesquisando o programa Apollo, da NASA, em busca de informações sobre tecnologia de foguetes, desde a V2 alemã até o poderoso Saturno V, nos deparamos com uma palestra do cientista Eldon Hall, que teve participação ativa no programa Espacial americano.

Nossa primeira estranheza foi verificar que a publicação do vídeo é recente demais para algo que ocorreu a mais de 30 anos (coincidente com o final da Guerra Fria), ou seja, 2 de outubro de 2014. E o nome do canal parece totalmente estranho ao assunto Apollo: ComputerHistory. Assistam ao vídeo. Tem legendas em inglês.



Estes dois fatos estranhos nos colocam frente à cortina de ocultação de segredos vigente até tempos recentes, e vai estarrecer o leitor. Título do vídeo: "The Apollo Guidance Computer, Part One: Eldon Hall". Ou seja, a palestra é sobre um Computador para guiar a nave Apollo ao seu objetivo. Mas como assim "Computer" (computador). De acordo com as informações da Introdução de qualquer curso de Computador por aí, Sabíamos que a IBM tinha máquinas erradamente chamadas de computadores, mas que só executavam tarefas específicas e pré-estabelecidas em seus circuitos na década de 50. Computador, para nós leigos, apareceu realmente nos anos 80, com o advento do chip.

Sim, isto foi assim até hoje. Acontece que a verdade estava escondida atrás da Cortina de Informação Americana. Eles foram eficientes em esconder uma quantidade de tecnologia do mundo, que possibilitou a ida do homem à Lua.

Algumas Datas

Se você acha que o chip é coisa dos anos 80, acompanhe esta tabela (exposta no próprio vídeo):

 Advento do ... Ano
 Transístor de Junção de Silício 1954
 Circuito Integrado Monolítico  1958
 Transístor Planar de Silício  1959
 Transístor de Junção de Germânio  1961
 Tecnologia RTL 1961
 Primeiro IC (Circuito Integrado) Linear  1963
 Tecnologia MOS (Circuito Integrado - Metal Oxide Semiconductor)  1968
 Microprocessador 1971

Veja bem, leitor que andou sendo bombardeado por frases de cunho absolutamente idiota como:

"Na época do programa espacial não havia tecnologia suficiente para o homem ir à Lua"

E ainda tivemos um astronauta brasileiro que fez gracinhas, em entrevista, para colocar dúvidas quanto à capacidade dos americanos para levar três homens à Lua, o senhor Marcos Pontes. Isto é que dá "oferecer pérolas aos porcos".

Vamos conferir as datas. Microprocessadores já em 1971. Existem situações que possam nos explicar como é que os Microprocessadores, tão úteis, só possam ter chegado ao mercado sob a forma de Apple I, Apple II, TRS-80 e TK-82 somente em 1982 ?

Claro que existem. O principal uso dos microprocessadores estava nos sistemas de navegação de mísseis. Vocês acham que os americanos iriam "abrir a guarda" e deixar um segredo deste (assim como os transístores) chegarem às mãos dos russos ?

Vamos dar o exemplo de algo bem prosaico. Os LP's de música. O tempo mínimo para um lançamento do mercado americano chegar ao Brasil, pela Continental, distribuidora de discos, era de 4 anos. mO Brasil era bem mais colônia do que é agora.

O primeiro setor que usufrui das novas tecnologias é o Militar. Em segundo vem a indústria. E em terceiro o setor comercial em geral, e mesmo assim com algumas características de alto nível ausentes. Os microprocessadores da indústria de mísseis tem baixíssima tolerância a falhas.

Que mentes brilhantes estavam envolvidas

A capacidade cerebral humana é imensurável, e alguma coisa você pode conferir no Blog do Cérebro

Mas existe um instituto americano que possui uma equipe de pessoas que realmente usam esta capacidade ao máximo. Isto é assunto do segundo vídeo: "Computer for Apollo". O título, em si, já é sugestivo. Trata-se de um computador. O simulador que dá uma ideia do mesmo está em:


Este é o aparelho discutido no vídeo:


A NASA celebrou um contrato com o MIT, em 1961, para desenvolvimento do computador que auxiliaria a navegação do Saturno V, para que três homens chegassem à Lua em 1969, ou seja, havia mais do que prazo para que os engenheiros do MIT pudessem atingir o seu objetivo.

Analisando o conjunto de instruções deste pequeno "aspirante" computador, percebemos mnemônicos como STA e STB, bem parecidos com os do Assembly utilizado no 6502 (processador dos primeiros Apple).

Cálculos feitos com Régua de Cálculo

Algo contraditório verificado comparando-se anos 40/50/60 com os anos 2000 é verificar que nossos pais e avós fizeram muito mais com a Régua de Cálculo do que estes "papas" tem feito com MatLab, AutoCAD, Excel e outras panaceias dos tempos modernos.

Construções antigas estão em pé, mas viadutos, ciclovias e trechos do metrô feitos com os recursos modernos estão caindo. E por quê ? Porque temos gerações de incompetentes e corruptos, que agora descreem de tudo o que foi feito para justamente construir o mundo em que nasceram.

O leitor talvez nunca tenha ouvido falar da régua de cálculo, portanto ai vai uma imagem, para que saibam com o que foi calculado o mundo em que nasceram:

Esta geração que usa WhatsApp, e que não quer saber de estudar não seria capaz de aprender a utilizar uma régua de cálculo, portanto não poderia ter construído o mundo em que vivemos.

Descrença

Pelo temperamento debochado e pela ineficiência em procurar informações úteis na Internet, alguns membros da camada "média" (melhor seria dizer medíocre) dos brasileiros andaram aderindo às correntes de revisionistas, que duvidam que o homem foi à Lua. Uma das bazófias utilizadas se referia justamente à "falta de tecnologia necessária". No entanto, pelo que foi mostrado (e tem muito mais), os americanos estavam prontos a ir mais longe do que só à Lua.

Geralmente, a pessoa só é capaz de acreditar naquilo que está próximo de sua capacidade. Como o Brasil está, nesta época, dominado por gente que prefere o caminho da corrupção, ao invés do caminho do trabalho, para ganhar dinheiro, isto se refletiu na descrença geral que domina nossa sociedade. As pessoas não acreditam em nada sensacional, POIS NÃO ACREDITAM EM SI MESMAS.

Outras Conquistas

O Sistema SAGE

Vejam bem como está errada a nossa crença de quantidade de tecnologia. Os EUA possuíam, já em 1950 um sistema computadorizado para fazer frente a um ataque soviético, debominado "SAGE System":


No ano de 1962, os mísseis Minuteman gozavam de um sistema de navegação computadorizado, conforme podemos ver no video a seguir:




Os Estados Unidos também foram os "herdeiros" da nata da inteligência alemã. Através de Werner Von Braun e de seu grupo de cientistas, eles herdaram toda a tecnologia de foguetes que possibilitou aos alemães enviarem primeiro a bomba V1 e depois a bomba V2, um verdadeiro míssil teleguiado,



com propulsores que foram os precursores do propulsor do Saturno V, que levou o homem à Lua, conforme pode ser visto no filme a seguir:


É, talvez algum reacionário, cético ou louco diga que os americanos gastaram alguns milhões construindo um modelo real só para "enganar" o mundo, e para subornar todos os jornalistas que aparecem na versão original do lançamento do foguete, narrada por ninguém menos que o próprio Werner Von Braun (documentário RARO):


Conclusão

Portanto, estava à disposição dos militares e dos pesquisadores do MIT tecnologia mais que suficiente para se levar o projeto Apollo a frente. O problema de custos se referia mais ao gigantesco foguete Saturno V, com uma altura equivalente a um prédio de 37 andares, e um peso de 3000 toneladas (a maior parte combustível, 3177000 litros).

O maior problema era a navegação, e este foi resolvido pelo MIT. O restante do problema era lidar com o alto custo de equipamento e combustível, para o qual até a tecnologia da segunda guerra mundial, herdada dos alemães ( Wernher von Braun estava no projeto Apollo).

Os americanos poderiam ter ido bem mais longe, não fossem as frases idiotas como as politicamente corretas "o governo americano está gastando muito dinheiro tentando resolver problemas da Lua, e deixando outras coisas por resolver".

Sim, por causa de um problema aparentemente "idiota" como a Conquista da Lua, é que temos hoje o microprocessador, possibilitando o uso de aparelhos de marca-passo, aparelhos de audição, celulares, smartfones, GPS e outras inumeráveis conquistas tecnológicas.
Dedicamos esta matéria aos brasileiros céticos, que fizeram várias "tentativas de filmes" e "picharam" o Youtube com suas idiotices, intituladas "farsa do homem na lua" e assemelhados.



10 comentários:

  1. se eles foram eu não sei mais como eles levaram o veiculo luna naquele modulo minusculo eu queria saber....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este primeiro link mostra a equipe do Projeto Apollo experimentando o empacotamento do Rover Lunar no Módulo:

      http://www.collectspace.com/ubb/Forum29/HTML/000731.html

      Press Kit Apollo 16:

      http://history.nasa.gov/alsj/a16/A16_PressKit.pdf

      Veja a página 105.

      Baixe os arquivos, pois podem mudar de endereço.

      Excluir
  2. se eles foram eu não sei mais como eles levaram o veiculo luna naquele modulo minusculo eu queria saber....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complementando com o Manual do Lunar Rover:

      http://www.history.nasa.gov/alsj/LRV_OpsNAS8-25145Pt4.pdf

      Estes manuais, os diálogos, E-books com todos os detalhes das missões Apollo estão aí para todos. É só procurar.

      Excluir
    2. Vejam também esta página com videos e textos:

      http://www.armaghplanet.com/blog/nasas-lunar-rover-everything-you-need-to-know.html

      Excluir
  3. kkkkk foi porra nenhuma só trouxa pra acreditar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andre, cê não deve ler nada além de whatsapp, né ?
      Vai frequentar a escola, gurizão.

      Excluir
  4. Você está equivocado com seus estudos naquilo que te informam, que só mostram o que eles querem que você tem que saber! Pesquisar coisas e ter informações, não se baseiam em ver e crer naquilo que te falam apenas, e sim examinar tudo o que existe e mostrar que, pra ser inteligente e esperto não necessita de ler livros ou saber fazer cálculo; basta ter discernimento e noção para saber diferenciar o que é verdade ou mentira; buscar a sabedoria e entendimento nas coisas que são dos céus, porém, em Deus e seu filho Jesus! A ciência de Deus está acima da ciência do homem que só destrói a humanidade!
    No próprio site da NASA, eu já vi os vídeos sobre a ída do homem à lua; e lá eu confesso que fiquei decepcionado com algumas filmagens; encenações grotescas que estavam no histórico do homem chegando e já pisado na lua. Repito, no próprio SITE da NASA , eu vi vídeos que foram adiantados para reprodução rápida para não capitarem bolhas de ar subindo e passando pela suposta nave ao se acoplar a outra nave!
    Agora, vamos analisar uma coisa; dizem que a terra está em uma velocidade intensa, e que estando nós nela não percebemos isso...porém, agira que se está a muita distância dela, era necessário vê la girando em uma velocidade maior, no qual pudessem definir que além dela girar em torno de si mesma, ela está em alta velocidade.
    Outra, se a terra é maior que a lua, como podem ter informado uma imagem da terra tirado da lua, mostrando que a terra tem o mesmo tamanho igual a da lua, ao ver aqui da terra em uma mesma distância?
    E o telescópio hubble? Esta poderosa máquina que capita imagens e corpos celestes a milhões ou milhares km de distâncias, e não ter usado para tirar e acabar com as dúvidas dos próprios Cientistas da NASA, com relação ao que tem e não tem na lua? Em pleno Século 21, ainda ficam se baseando se tem ou não vida na lua; qualquer objeto que chega a ser suspeito na lua, ficam um mistério no ar! Acredito que querem esconder algo de nós do que já sabem, ou querem fazer sensacionalismo com o povo terrestre! Ganhar história e ibope!
    Mas creio que vacilaram com suas tecnologias, tentando alcançar algo além do que podiam e deram com a cara no muro...agora tentam impor algo para disfarçar, até que encontrem uma outra alternativa!
    Resumindo, apocalipse total! A era do CHIP já existe, e muitos estão adeptos a eles e não perceberam... A marca da besta, do animal irracional que não conseguem entender a veracidade das coisas que falam a verdade e as que mentem!
    O CHIP já está causando um controle total na mente do ser, que pensa que tudo veio par facilitar e ser eficiente; chegará ao ponto de que permitiram colocar no crânio e no cêrebro, para se ter mais eficiência e deixarão de usar o cêrebro natural para fazerem coisas úteis, que são louvar e glorificar ao Criador!
    Todos terão agilidade e acesso ao tal chip quepensam na comodidade da vida, mas que tempo futuro próximo, servirá de forma a escravizar e controlar quem é quem e passarão a só exercer algo sobe comando da regência única e superior; aquele que não se adaptar ao novo controle, simplesmente não terá sua vez na sociedade, considerado como um verme incômodo que terá de ser perseguido, POIS A INTELIGÊNCIA E CIÊNCIA HUMANA IRÁ TOMAR POSSE DA TERRA...Ninguém terá o direito de falar em Deus, já que segundo a ciência do homem, a TERRA EXISTE A MILHÕES DE ANOS, tirando e abafando a existência de Deus e sua criação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. César, você tá lendo muito site de Terra Plana, de conspirações, de UFOs, de ETs, templários e outras bobagens. Deixa de ser mané. Em seu celular tem uma calculadora mais potente que o computador do módulo lunar, pois a NASA começou o trabalho para isto e passou prá frente.

      Jacuzão e mané.

      Excluir
  5. Gostei dessa informação 👍👍 Nanuque Minas gerais Brasil

    ResponderExcluir